Cursista MARIA VERÔNICA FURTADO - TURMA 21
Trabalhar o currículo de maneira significativa desperta no educando o gosto pela pesquisa, fomenta a discussão e a construção de novas aprendizagens de forma prazerosa. Procuramos desenvolver esse trabalho através da Pedagogia de Projetos. Na nossa Escola, trabalhamos o Programa SPE-Saúde e Prevenção na Escola de forma interdisciplinar e transdisciplinar da seguinte forma:
· Os professores de Biologia, Filosofia e Sociologia trabalham os temas do projeto e encaminham pesquisas. Os próprios alunos, que também são responsáveis pela multiplicação do Projeto realizam Oficinas em outras turmas.
· O professor de Educação Física dá uma nova abordagem aos temas, trabalhando os Valores como forma de prevenção dos problemas vivenciados pela juventude, como drogas, DSTs, estrutura familiar, dentre outros, trabalhando a autoestima , buscando a Educação plena do SER (corpo, mente e espírito), através de aulas teóricas e práticas, tendo o esporte como um grande aliado.
· Após todo o aprofundamento dos assuntos através das aulas e palestras ministradas por profissionais da Saúde, pais multiplicadores e outros voluntários Amigos da Escola (Núcleo Antidrogas), a Língua Portuguesa entra em ação com a produção de atividades variadas, como produção de diversos gêneros textuais, paródias, dramatizações, slides etc., que irão fazer parte do Concurso SPE, onde serão escolhidos os melhores trabalhos para serem apresentados para a Comunidade Escolar, como forma de também divulgar o Projeto, ultrapassando os limites da sala de aula.
· Também foi realizada uma CAMINHADA SPE com a participação dos diversos segmentos envolvidos no Projeto e montado um estande na Semana do Município com as Escolas envolvidas, divulgando nossas ações, distribuindo preservativos e folhetos informativos de conscientização da população.
Como este, outros projetos são trabalhados coletivamente, procurando aumentar a interação do corpo docente e discente, levando-os a construírem uma visão mais abrangente e global do conhecimento, ultrapassando a quebra que muitas vezes a divisão em disciplinas proporciona ao Currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!