VER NOTAS.

VER NOTAS.
Acesse

HISTÓRICO

Anterior a 1948 os Trairiense estudavam em residências particulares, eram as chamadas escolas isoladas. Funcionavam no salão do Sr. José Silva e casa da D. Jorgina. Por volta do ano de 1950, estas escolas se agruparam, passando a funcionar no prédio onde hoje é o INSS. A junção dessas escolas teve uma nova denominação: Escolas Reunidas de Trairi.

Um fato importante e marcante na história aqui relatada foi a chegada de D. Olga Ribeiro e sua irmã, professoras diplomadas, que aqui vieram para ensinar. D. Olga revolucionou a educação trairiense acabando com o uso da palmatória e do manuscrito. A partir de então a educação foi se renovando. Em 1953 as escolas reunidas de Trairi passaram a se chamar Grupo Escolar Raimundo Nonato Ribeiro, pois o prefeito e político influente na época o Sr. José Granja Ribeiro conseguiu junto ao Governo Estadual, através da Paróquia Nossa Sra. do Livramento uma verba no valor de Cr$ 1.700,00 ( um mil e setecentos cruzeiros) para a construção da escola, que recebeu este nome em homenagem a seu pai Raimundo Nonato Ribeiro, sendo o mesmo eleito por dois mandatos ( como interventor), comerciante influente no município e pelos relevantes serviços prestados a esta comunidade.

O Grupo Escolar Raimundo Nonato Ribeiro foi criado em 12/12/1953 e inaugurado no ano de 1955. Em 17/10/1975 através do decreto de nº. 11.493, a escola passou a ser chamada de Escola de 1º Grau Raimundo Nonato Ribeiro funcionado de 1ª a 4ª Série, no governo de Adalto Bezerra.

No ano de 2000, a Escola passou a funcionar com o Ensino Médio e veio a constituir-se em 2002, Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Nonato Ribeiro.

Esta Unidade Escolar começou a funcionar com três salas de aula, uma cozinha, dois banheiros masculinos e dois femininos, uma diretoria e uma secretaria.

A 1ª Diretora: Olga Nunes Freire Ribeiro – (1953 – 1966);

A 2ª Diretora: Maria Apoline Barroso de Moura– (1967 – 1980);

A 3ª Diretora: Francisca Edna Barbosa Alves– (1981 – 1995);

A 4ª Diretora: Maria Ormezinda Barroso Viana– (1996 – 2004).

Atualmente sua Diretora é Maria Íris Cardoso dos Santos (2005-2008) com o seguinte Núcleo Gestor: Otilia Maria de Sousa Farias – Coordenadora Pedagógica, Francisco Fernando de Pádua Teixeira – Coordenador de Gestão e Francisco Custodio Neto Gadelha como Secretário.

A escola hoje funciona com a modalidade de Ensino Médio nos turnos Tarde e Noite, num total de 469 alunos distribuídos em 14 turmas, sendo 90% da zona rural e 10% da zona urbana.

Sua estrutura física: 07 salas de aula, 1 Diretoria, 1 Secretaria, 1 Sala de Professores, 1 Sala de Coordenação Pedagógica, 1 Laboratório de Ciências, 1 Laboratório de Informática, 1 Biblioteca, 1 Cozinha, 1 Pátio Coberto.

Recursos Humanos: 20 professores todos com nível superiores sendo 05 Efetivos e 15 Temporários, 03 Auxiliar Administrativo (01 Efetivo, 02 cedido pela Prefeitura), 02 Assistente de Biblioteconomia cedida pela Prefeitura Municipal, 08 Auxiliares de Serviços Gerais (03 Efetivos, 02 Terceirizados e 03 cedidos pela Prefeitura).

A partir de 1995, a escola através de processo de eleição para diretores adotou uma postura democrática, passando a trabalhar com Projetos, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e Congregação de Professores.

Suas conquistas foram várias ao longo de sua história, as quais podem destacar:

 Prêmio Ciências;

 Projeto Raimundo Nonato na Comunidade;

 Projeto Educação no Ar;

 Prêmio Gestão.

A Escola tem como missão:

- Desenvolver uma educação qualitativa, fundamentada nos valores éticos e morais para garantir uma aprendizagem efetiva.

E tem como visão:

- Desenvolver saberes que possibilitem a edificação de habilidades fundamentais ao desenvolvimento humano e profissional.

Trabalha os valores:

- Compromisso com o Ensino-Aprendizagem;

- Unidade nas Ações Administrativo-pedagógicas;

- Qualidade nas relações interpessoais;

- Respeito à Adversidade Cultural.

Ao longo dos seus 55 anos, já vivenciou várias experiências, eventos, projetos, experimentos, contribuindo assim para uma identidade fortalecida pelos valores em que acredita. Sua atuação na comunidade tem gerado grande credibilidade e confiança junto a esta que faz jus a qualidade de ensino ofertada pela EEFM Raimundo Nonato Ribeiro que tem como lema “Educando para a vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!